Análises

LIMBO – Análise

Limbo: “Sem ter certeza sobre o destino de sua irmã, um garoto entra no LIMBO.”

 

 

Prepare-se para morrer muitas vezes. Muitas vezes MESMO. LIMBO chegou ao Xbox 360 em 2010, no Playstation 3 e Windows em 2011, no Playstation Vita em 2013, Xbox One em 2014 e no Playstation 4 em 2015. O jogo é da desenvolvedora dinamarquesa independente Playdead.

 

Clássico jogo 2D com vários e difíceis quebra-cabeças, LIMBO não nos dá detalhes de sua história. Tudo começa quando um menino acorda numa floresta obscura e o jogador assume o controle. A jogabilidade é simples: direcionais para movimentá-lo, um botão para pular e outro para empurrar e puxar objetos.

 

Tudo nele é sombrio: o ambiente é em preto e branco, bem escuro; não tem fala alguma, somente sons do ambiente, exceto raras ocasiões que efeitos musicais baixos surgem. Além dessa ambientação sombria, o jogo o coloca em situações inusitadas e terrenos desconhecidos.

 

A graça do jogo é a seguinte: os puzzles começam simples, como movimentar armadilhas para conseguir superá-las, e vão aumentando até chegar num nível de dificuldade extrema, como ficar “brincando” com a gravidade, onde o apertar de um botão um pouco atrasado ou adiantado pode resultar em sucesso ou fracasso. E desde o começo, LIMBO deixa claro ao jogador que morrer constantemente fará parte da experiência. E o mais legal é que a ambientação faz com que o jogador acabe morrendo muitas vezes sem necessidade, apenas por causa do medo ou desespero por não saber o que o aguarda.

 

O que fez LIMBO se tornar um sucesso (o título recebeu nota 9 nos sites IGN e Gamespot) foi, com certeza, a sua dificuldade. Eu tenho um carinho especial com jogos difíceis, mas não impossíveis. E esse é o caso. O jogador quebra a cabeça para resolver um puzzle difícil e logo em seguida já se encontra em outro com a dificuldade mais elevada. Provavelmente, terá que recorrer à internet para ver como se resolve alguma parte do jogo em que ficou preso.

 

O lado negativo de LIMBO fica por conta de duas coisas: história um tanto curta, pois quando já se tem o conhecimento de como resolver os puzzles, o jogo fica bem mais curto do que na primeira experiência, e final inesperado e sem revelações maiores.


Devo jogar?

Se você gosta de jogos desafiadores, vale a pena conferir LIMBO, pois os desafios serão constantes. Mas e depois que eu conseguir termina-lo, vou jogar outras vezes? Você pode voltar para conseguir os troféus restantes, como por exemplo, o de morrer no máximo 5 vezes (boa sorte!) e também pode fazer uma coisa bem divertida: convidar os amigos e assisti-los jogar. As risadas serão constantes, pelo menos para quem não está jogando e sabe o que vai acontecer.


Inscreva-se no Canal no YouTube

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *