Análises

Alchemic Cutie – Análise

Alchemic Cutie se descreve como um RPG agradável e relaxante passado na colorida Ilha de Wimba.

Quando vi informações e vídeos sobre Alchemic Cutie, logo pensei: “parece muito legal. Preciso jogar isso!” Infelizmente, eu estava completamente enganado.

 

Confira nosso Guia de Troféus de Star Wars Jedi: Survivor.


Muitas opções resultam em confusão  

O jogo começa com tutoriais para te mostrar o que pode ser feito. Então o básico você aprende rápido. E aí começa um grande problema. Após o tutorial, você é “jogado” num mundo aberto cheio de itens, personagens, lugares etc. Disse que você é “jogado” porque não tem outras informações sobre os itens, personagens, lugares e assim por diante. Você vai ter que entender tudo sozinho, visto que existem muitas possibilidades do que fazer, muitas informações na tela, muitas variações de resultados do que fazer. Alchemic Cutie se vangloria de ter 4.000 combinações possíveis de gelatinas, que são os bichinhos do jogo. Isso até poderia ser bom, se fosse inserido aos poucos, dando tempo ao jogador para se familiarizar com o básico primeiro.  

Vou exemplificar: logo no início, você aprende a capturar e dar itens às gelatinas. Mas na sequência já é te falado que cada item tem uma característica única e pode resultar em coisas diferentes. E quando você parte para o mundo aberto, existem MUITAS variações de itens já disponíveis para coleta. Eu saí coletando tudo e depois fiquei cheio de itens “inúteis” naquele ponto do jogo. Tive que me desfazer de vários para não ficar ocupando espaço no estoque. E nas descrições dos itens são apresentadas pouquíssimas informações sobre eles. Então você fica completamente perdido e frustrado. 

Resumindo: logo no início, o jogo dá muitas opções, porém elas são basicamente jogadas para o jogador, que fica tentando assimilar tudo o que está acontecendo. No entanto, quanto mais ele tenta entender como funcionam as coisas, mais confuso ele fica. 

Missões repetitivas e preguiçosas

Outros pontos muito importantes em jogos RPG são as missões, tanto principais como secundárias. E em Alchemic Cutie isso também é um grande problema. As missões são bem preguiçosas, sendo basicamente falar com os personagens, coletar e entregar itens. E isso se repete muitas vezes, fazendo com que o jogador logo se enjoe do jogo.

 

Falta de opções de idiomas 

Aqui um outro ponto bem frustrante, ainda mais em pleno 2023. Alchemic Cutie está disponível apenas em inglês. Não há nem opção de alterar para qualquer outro idioma, incluindo o português. Então além de extremamente confuso pelas várias possibilidades do que se fazer, o jogador que não tiver um conhecimento pelo menos intermediário da língua inglesa ficará completamente perdido. O conhecimento básico em inglês pode ajudar muito pouco, visto que são usadas palavras que nem sempre são comuns no dia a dia.

Se as pessoas que sabem inglês não conseguem entender o jogo, imagina quem não sabe pouco.

 

Conclusão 

Alchemic Cutie se define como um RPG relaxante, mas na verdade ele é o oposto, extremamente estressante, visto que você não sabe o que precisa fazer com os itens e as missões são bem repetitivas. Uma pena pra quem, assim como eu, ama esse estilo de jogo.

 

Alchemic Cutie foi cedido gratuitamente pelo pessoal da PM Studios para essa análise.


Inscreva-se no Canal no YouTube

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *